terça-feira, 22 de novembro de 2011

Curriculum Profissional

Uliane Carla Silva Santana
E-mail: uliane.carla@hotmail.com

Objetivo

Realizar junto á empresa um trabalho eficiente, apresentando postura profissional e ética a de contribuir para bom desenvolvimento. Adquirindo assim conhecimento na área de engenharia.
Formação

Graduação em Engenharia de Produção – Centro Universitário Jorge Amado ( 2º Semestre em andamento)
Tecnólogo em Petróleo e Gás – Estácio – FIB ( Trancado)
Ensino Médio Completo – Colégio Evolução
Cursos Complementares

  • Informática Básica ( Word, Excel, Power Point e Internet)
  • Tecnologia de Informação – EAD – Senai-SC
  • Inglês Básico (Cursando) – CNA









Uliane Carla Silva Santana

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conhecimento e Engenharia

Segue abaixo uma lista de eventos ( Palestras, Simpósios e Congressos) para a área da engenharia.


I Semana de Engenharia da UNIJORGE ( 22/11/2011 e 23/11/2011)

Programação:

Dia 22/11/2011

08:00 as 08:30 – Credenciamento
08:30 as 08:45- Abertura
08:45 as 09:45- Alvenaria Estrutural - Ana Gabriela saraiva de Aquino Lima - Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP
09:45 as 10:15 – Intervalo
10:15 as 11:15 – Protegendo e Impermeabilizando as Edificações - Fabiane Argolo - VEDACIT
11:15 as 12:15 – Manifestações patológicas em revestimentos de obras imobiliárias, causas, correções e prevenções. – José Alberto Cardoso - Concremassa
12:15 – 14:00 – Intervalo para o almoço
14:00 as 17:00 – Oficinas e treinamentos
17:00 as 18:00- Inetrvalo 18:00 as 19:00- Argamassas, rejuntes e seus tipos. Geovaldo Miguel Valois – Macxcola
19:00 as 20:00- Rejuntes, qual a importância, tipos e formas de aplicações - Yuri Borges Suzarte - Votorantim
20:00 as 20:30 – intervalo
20:30 as 21:30- Argamassas colantes, como especificar, melhores práticas de aplicações e patologias - Sócrates de Santana Gonçalves - Votorantim

Dia 23/11/2011

08:30 as 09:30- A industria do Aço, novas tendências aplicadas na construção civil – Cláudio Nery Souza da Costa – Gerdau
09:30 as 10:00 – Intervalo
10:00 as 11:00 – A importância dos Indicadores na execução de serviços na construção civil para a realização de boas práticas – Cícero Fernando Prates Bastos - UNIJORGE
11:00 as 12:00 – Planejamento para execução de revestimento com argamassa projetada – Rodolfo Araújo – Souza Netto
12:00 – 14:00 – Intervalo para almoço
14:00 as 17:00 – Oficinas e treinamentos
17:00 as 18:00- Inetrvalo
18:00 as 19:00- Gerenciamento e compatibilização de Projetos- A importância na construção civil – Sandro Alex Lima dos Santos – UNIJORGE
19:00 as 20:00- Importância do acompanhamento técnico durante a execução do revestimento de fachadas – Antônio Sérgio Ramos da Silva- UCSal.
20:00 as 20:30 – Intervalo
20:30 as 21:30- Estruturas Metálicas e a sua importância na Construção Marcelo Caldeira – ALPE
21:30 as 21:45 Encerramento

As INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS e basta que seja feita na coordenação de engenharia da UNIJORGE para controle de emissão das declarações de participação com as cargas Horárias. Pra quem tiver interesse em participar como MONITOR estão sendo feitas as inscrições, na mesma coordenação. Pra os alunos de OUTRAS INSTITUIÇÕES basta apenas me enviar um e-mail com seu nome completo telefone para contato e e-mail para que possamos fazer a sua inscrição e dar prioridade na emissão das declarações.
Serão sorteados 4 livros técnicos para os inscritos.
Organização: Professor Cicero Fernando Prates Bastos

Palestra: Motivação - Palavra de Ordem (Enfoque Transacional)

Esta palestra faz parte do Curso DE ANÁLISE TRANSACIONAL TEÓRICO – PRÁTICO: A PSICOLOGIA DO COTIDIANO

Periodo: 25/11/2011  25/11/2011
Local: Auditório do Crea-Ba


Esta palestra é a NONA de uma série de 10 palestras que serão proferidas gratuitamente por Dr. Antônio Pedreira e convidados analistas transacionais e faz parte do Curso DE ANÁLISE TRANSACIONAL TEÓRICO – PRÁTICO: A PSICOLOGIA DO COTIDIANO

Dr. Antônio Pedreira -  Médico Psicoterapeuta e Educador. 2 anos de Pós - Graduação no New York Hospital-Cornell University Medical College. Presidente do XXVI CONGLAT (Congresso Latino Americano de Análise Transacional) de 06 a 09 de setembro de 2006 – Local: Salvador Bahia – Brasil /Othon Palace Hotel (*). Diretor de Ética da UNAT-BR – Biênio: 2000 a 2002. Presidente da UBAT (União Baiana de Analistas Transacionais). Membro Clínico da UNAT-BRASIL e da ALAT (Associação Latino-Americana de Análise Transacional). Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFBA.. Autor de 21 livros nas áreas: biomédica e da Saúde Mental.  O 20º livro, best seller: A HORA E A VEZ DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL. (6ª edição.) e o 21º livro A GRAMÁTICA DAS EMOÇÕES, 2ª. Edição (esgotada) e, 3ª no prelo. Palestrante em Empresas, Colégios e eventos estaduais e interestaduais, e conferencista em Congressos Nacionais e Internacionais. Membro regular da I.T.A.A. (Associação Internacional de Análise Transacional, com sede nos EEUU). Membro da Associação Brasileira-Ba de Psiquiatria. Distinguido com inclusão no “WHO IS WHO” (Quem é Quem) da Universidade de New Providence dos EEUU, sendo o 3º vulto da Medicina Baiana, destacado neste famoso catálogo dos notáveis da Medicina Mundial.
 
Visite o SITE
 Carga horária: 2 horas
 Data: 25 de novembro de 2011 

Horário: 19h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Inscrição: As inscrições podem ser feitas presencialmente na Supervisão de Eventos, via e-mail: inscricao@creaba.org.br  ou pelo telefone 71 3453 8937/8936. Aqueles que optarem por se inscrever via e-mail deverão enviar mensagem com o título: Palestra: Motivação - Palavra de Ordem  e o corpo do e-mail com os seguintes dados: nome completo, formação profissional, e-mail e telefone para contato.


VAGAS LIMITADAS!!!
 Importante: As pessoas que participarem de mais de 80% das palestras terão direito a certificado DE PARTICIPAÇÃO no final do ano.


Mais Informações sobre a palestra: CLIQUE AQUI


Fonte: CREA - BA


Rede de computador e escritório de Egenharia

O que é uma rede de computadores?


Rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informações e compartilhares recursos : ( impressoras, modens ,arquivos, softwares entre outros.)

Equipamentos de Rede

É a parte física da rede.

Exemplos:

- Tipos de cabos que serão usados: cabo coaxial, par trançado,fibra ótica.
Pontes: dispositivos de interconexão, pode ser considerado um switch de menor porte.
- Roteadores: Fornece orientação aos pacotes de dados , assegurando que eles cheguem ao destino correto através do caminho mais eficiente.
- HUB: Conecta dois ou mais equipamentos de rede.
- Switch: Pega o pacote, lê o endereço e envia para a porta no qual o endereço está alocado.
- Repetidor: resolve o problema de perdas de energia em cabos muito longos. O cabo é divido em um ou mais segmentos e um repetidor é instados ente eles.

Servidores de Rede

Qualquer nó de uma rede local pode oferecer serviço a outros nós de rede.

Tipos de Serviços:

- Armazenamento de arquivos.
- Gerenciamento de bancos de dados.
- Suporte para impressão
- Portas de comunicação com outras redes.

Topologia de Rede

Descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações e também como os dispositivos estão conectados a ela.

Tipos de Topologia:

- Barra ou Linear:  É mais simples e econômica. Os servidores ligam-se a um cabo unico, se o cabo partir ou se for preciso instalar mais uma máquina na rede toda a rede para.

- Estrela: Todos os pontos são ligados a um ponto central ( switch, hub ou roteador).Se houver falha nesse ponto toda a rede fica prejudicada. Mas se for preciso instalar mais uma máquina na rede as outras continuam funcionando normalmente.( É a mais utilizada atualmente.)

- Anel: Um cabo conecta todas as etações da rede em formato circular. O fluxo dos dados do anel é unidirecional.

- Hibrida: Anel - estrela
               Barramento - estrela
               Multianel ou estrela anel.

Segurança de Rede

Pode ser dividida, didaticamente, em três grandes áreas: a defesa contra catástrofes, a defesa contra falhas previsíveis e a defesa contra atividades não autorizadas.

Exemplos:

- Criptografia
- Firewalls
- Redes Privadas Virtuais
- Autenticação
- Controle de Acesso

Mais informações sobre segurança de rede: CLIQUE AQUI

Sistemas Aplicativos para a Engenharia

O que são Sitemas Aplicativos?

Sistemas Aplicativos são programas que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica. (Planilhas, desenhos, entre outros).

Exemplos de Sistemas Aplicativos usados na Engenharia:

Autocad


Software do tipo CAD criado pela Autodesk desde 1982. É muito utilizado para a elaboração de peças de desenho técnico em 2D ( duas dimensões) e 3D ( três dimensões ). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É bastante utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, geográfica, elétrica, e em vários outros ramos da indústria.

Mais informações sobre esse software: CLIQUE AQUI

Microsoft Excel



















É um programa de planilha eletrônica criado pela Microsoft.  Seus recursos incluem ferramentas de cálculos e de construção de gráficos. É um dos aplicativos mais usados em engenharia e em básicamente todas as áreas da industria.

Mais informações sobre esse software: CLIQUE AQUI



GanttProject



É um programa livre .Género de projeto de programa de gestão, corre nos sistemas operativos Windows ,  Linux e Mac OS X.
Inclui Diagrama de Gantt para projectos de calendarização de tarefas e recursos. Tem um número de opções de relatórios (Ms Project, HTML, PDF, Planilhas). As principais características incluem a hierarquia de tarefas e dependências, gráfico de Gantt, gráfico carga de recursos, relatórios de PDF e HTML e importação e exportação de projetos.

Mais informações sobre esse software: CLIQUE AQUI


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Benefício da Tecnologia para a Engenharia



"Nos sistemas tecnológicos do amanhã - rápidos - fluidos e auto-reguladores - as máquinas lidarão com o fluxo de materiais físicos: os homens com o fluxo de informação e percepção. Máquinas irão cada vez mais realizaras tarefas rotineiras; os homens, as tarefas intelectuais e criativas. As máquinas, assim como os homens, em vez de ficarem concentradas em fábricas gigantescas e cidades industriais, estarão espalhadas através do globo, ligadas por um sistema de comunicação, impressionantemente sensível, quase instantâneo. O trabalho humano sairá da fábrica e do escritório massificado, para a comunidade e o lar."
Alvin Toffler, O choque do futuro.
          A tecnologia alimenta a engenharia, assim como várias outras áreas atualmente.
Como tudo na vida tem seus prós e contras. Para algumas pessoas o uso exagerado da tencologia pode acarretar no desemprego de milhares de pessoas, ja que uma só máquina pode fazer o trabalho de dezenas de homens. Mas para outras o uso da tecnologia pode ajudar e muito no desenvolvimento do trabalho a ser realizado.
         Na Engenharia de Produção área em que o profissional precisa unir conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização a tecnologia é peça fundamental para ajudá-lo. 

Por exemplo:
        
       Um profissional na área de engenharia viaja muito e para não se ausentar totalmente do trabalho usa a tecnologia de informação. Através de vídeos conferencias e emails ele fica a par de tudo que acontece na sua "ausência" e pode passar instruções e monitorar tudo que se passa.
       Concluindo, talvez nào seja possível estancar o processo de automaçâo e robotização das indústrias e dos escritórios: no entanto, é necessário controlar a velocidade de introdução de novas tecnologias para que o homem se adapte a essas mudanças e sejam aliados. Talvez não seja possível evitar o "desemprego estrutural", porém, podese pensar na redução da jornada de trabalho como altemativa para manter grande parte da população no sistema produtivo.
        A tecnologia é um risco indispensável que precisamos correr.

Mais informações: CLIQUE AQUI

        

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Planilha de Custos (Excel)

O Microsoft Office Excel é um programa de planilha eletrônica. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje.
No projeto integrador o excel foi utilizado para gerar uma planilha de custos dos materiais a serem utilizados na construção do protótipo.

Planilha de Custos:




Gráficos:




Criando um Projeto (M.S Project)

O Microsoft Office Project é uma das ferramentas de Gerenciamento de Projetos mais usadas hoje em dia. É excelente para a organização de cronogramas ajudando com a distribuição das  tarefas que serão feitas ao longo dos projetos.
Essa ferramenta foi utilizada como instrumento dos alunos de engenharia do 2º Semestre do Centro Universitário Jorge Amado como artificio para organizar as tarefas a serem realizadas para o Projeto Integrador 2011.2.

Tabela de Tarefas



Gráfico de Gantt



Diagrama de Redes (Fragmento)



Mais Informações: CLIQUE AQUI