Alvin Toffler, O choque do futuro.
A tecnologia alimenta a engenharia, assim como várias outras áreas atualmente.
Como tudo na vida tem seus prós e contras. Para algumas pessoas o uso exagerado da tencologia pode acarretar no desemprego de milhares de pessoas, ja que uma só máquina pode fazer o trabalho de dezenas de homens. Mas para outras o uso da tecnologia pode ajudar e muito no desenvolvimento do trabalho a ser realizado.
Na Engenharia de Produção área em que o profissional precisa unir conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização a tecnologia é peça fundamental para ajudá-lo.
Por exemplo:
Um profissional na área de engenharia viaja muito e para não se ausentar totalmente do trabalho usa a tecnologia de informação. Através de vídeos conferencias e emails ele fica a par de tudo que acontece na sua "ausência" e pode passar instruções e monitorar tudo que se passa.
Concluindo, talvez nào seja possível estancar o processo de automaçâo e robotização das indústrias e dos escritórios: no entanto, é necessário controlar a velocidade de introdução de novas tecnologias para que o homem se adapte a essas mudanças e sejam aliados. Talvez não seja possível evitar o "desemprego estrutural", porém, podese pensar na redução da jornada de trabalho como altemativa para manter grande parte da população no sistema produtivo.
A tecnologia é um risco indispensável que precisamos correr.
Mais informações: CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário